top of page

5 Principais Erros ao Educar.


Hoje vamos falar um pouquinho sobre erros que cometemos ao educar os nossos peludos! Para o cão, a nossa família é a matilha à qual ele pertence. É isso mesmo, para ele nós também somos cachorros! Ser o líder da matilha significa estabelecer as regras e ao contrário do que muita gente pensa, o líder da matilha costuma ser o membro mais querido do grupo. Os cães na matilha necessitam de um líder, para serem conduzidos. Por isso, é importante os donos assumirem o posto de liderança e ensina-los com amor e respeito as regras da casa, para que sejam obedientes e felizes com a rotina do seu lar. Vamos conferir abaixo os 5 principais erros que podemos cometer ao educar o nosso cãozinho.

1ª Começar a ensinar só depois dos 6 meses. Os cachorros começam a aprender desde o nascimento, com sua mãe e seus irmãos. A melhor fase para educa-lo e ensinar truques é a partir dos 2 meses até aos 4 meses de idade, quando o filhote já está mais apto a aprender. Logo que seu cão chegar na sua casa, já comece a ensiná-lo as regras da casa, o que ele pode e não pode fazer, como roer móveis, subir no sofá, entrar em algum cômodo, utilizar o tapete higiênico no lugar certo, etc. 2ª Esfregar o focinho no xixi e no cocô. Isso é totalmente ERRADO! Quando você briga por causa do xixi e do cocô fora do lugar, o cão fica com medo de você e entende que o que ele fez é errado (o xixi e o cocô), ele não entende que o motivo da briga foi por ele ter feito fora do lugar correto. A bronca leva o filhote a fazer coisas piores, ou seja: 1ª Ele continua fazendo nos lugares errados, porém escondido. 2ª Ele passa a prender e espera a hora de sair de casa, mas isso pode gerar vários problemas de saúde, como infecção urinária, por exemplo. Com isso ele vai aprender: – A fazer as necessidades no lugar errado pra chamar a sua atenção. – Seu cachorro não entende porque você está esfregando o focinho dele no xixi e no cocô. - Ele pode começar a ficar com medo da sua reação. Como resolver o problema: - Quando o vir fazendo no lugar errado, não brigue. - Retire o cão do ambiente - Limpe sem que o cão veja. - Elogie quando ele acertar o lugar. Ao ver você limpando, ele pode pensar que aquilo que “sai dele” deve ser limpo o quanto antes, e assim comer as fezes. Procure limpar fora da visão do seu cachorro. Pegue seu cão no ato e dê um petisco toda vez que ele acertar. Ele vai aprender com maior facilidade e sem traumas! Nunca use a violencia física ou verbal, pois, além de gerar traumas só irá dificultar que ele aprenda!

3ª Dar sua comida na hora do seu almoço/jantar. Os donos, normalmente, ficam com pena, querem agradar, e dão um pedacinho achando que não terá problema dar apenas uma vez, mas estão errados. Feito isso, o cachorro aprendeu que toda vez que ele tiver esse comportamento errado, ele vai ganhar uma recompensa. Então, sempre que o cachorro ver alguém comendo algo que parece ser gostoso, ele vai pular, latir, chorar, olhar com carinha de pidão e implorar por um pedacinho de novo, afinal, ele associou que com esse comportamento ele consegue o que quer.

Como resolver o problema:

Se o seu cachorro ainda é filhote, ele não sabe o que é certo ou errado. Se enquanto você come ele ficar quietinho com os brinquedinhos dele recompense-o. Levante-se e faça carinho ou dê um petisco pra ele. Ele vai associar que quando ele fica quieto, ele ganha algo. Se ele pedir comida enquanto você come, ignore completamente. Ignorar é não falar, não olhar e não tocar. Nem olhe pra ele. Deixe-o pedindo, implorando, mas seja forte e não ceda. Ele vai aprender que não adianta pedir e o comportamento irá parar.

4ª Não deixar o cachorro sozinho. Quando resolvemos ter um cachorro, queremos ficar o tempo inteiro grudado e cuidando do nosso melhor amigo, e acabamos mudando até mesmo a nossa rotina por um tempo para ficar o máximo possível com o filhote. As pessoas trabalham, vão ao mercado, vão ao médico, é normal que um cão tenha que ficar sozinho às vezes, por isso, é importante acostuma-lo desde pequeno, pois depois de grande é mais dificil de resolver o problema. O cachorro passa a ficar desesperado quando o dono sai. Arranha a porta, chora o dia todo, late, incomoda os vizinhos, destrói a casa e objetos, faz xixi e cocô por toda a casa, e por aí vai.

Como resolver o problema:

Nas primeiras semanas, restrinja o espaço do cachorro. Por exemplo, deixe-o somente na cozinha e na área de serviço. Isso é importante pra ele aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo, pra ele aprender a ficar sozinho e também pra que ele se acostume e você possa prendê-lo se for necessário (quando, por exemplo, você receber uma visita que não gosta ou tem medo de cães). Se seu cão está preso e você está na sala ou no quarto e ele começar a chorar, ignore. Quando ele parar, mesmo que por 15 segundos, você aparece e fica com ele, ou solta ele. Mas ele tem que parar. Jamais atenda às lamúrias do filhote, jamais vá vê-lo enquanto ele chora. Ele vai associar choro = meu dono vem. E nunca irá se acostumar a ficar sozinho e/ou preso. Coloque nesse espaço brinquedos educativos com petiscos dentro para ele se distrair. Algo que deixe-o entretido e que faça ele associar a situação com algo bom. Tenha paciência, ele vai chorar nos primeiros dias. Mas isso para. Para diminuir a ansiedade do cão em ficar sozinho, evite falar com ele e fazer festa assim que você chegar em casa. Porque senão ele fica ansioso o dia todo por esse momento e isso só aumenta a frustração dele e os problemas. Espere de 10 a 15 minutos, troque de roupa, tome banho e só fale com ele quando ele estiver relaxado e calmo. 5ª Dar bronca sem ensinar.

Não adianta gritar, bater, xingar e se revoltar quando o cachorro faz algo errado. Ele não entende você. Ele não tem como adivinhar o comportamento certo. Por isso o papel de líder é muito importante pro cão. Ele precisa de um líder que o oriente e mostre o que deve e não fazer. A melhor coisa é o reforço positivo: quando o cachorro acertar, premie. Você não fará isso a vida inteira, mas sim até ele fazer apenas as coisas certas. Quando você premiar, ele vai ver que está indo bem e irá repetir esse comportamento correto. Isso vale para roer os próprios brinquedos, fazer xixi no tapetinho higiênico, ficar calmo, não latir, etc. Mas ele também precisa saber quando faz algo errado. Como resolver o problema: Se ele está fazendo algo pra chamar sua atenção (roubar suas meias e sapatos, roubar o controle remoto, xixi no lugar errado, latir, etc.) ignore. Ele precisa ver que chamar sua atenção dessa forma não funciona, que você só faz festa e carinho nele quando ele está sendo bonzinho. Se for algo que você tenha que advertir, por exemplo, se ele está roendo um móvel ou se está mastigando seu telefone, faça-o parar dizendo um “não” bem forte ou um “ssshhh”. Assim que ele parar, não faça carinho nem elogie, porque ele pode aprender a fazer coisas erradas pra ganhar carinho. Diga “não”, volte a fazer o que você estava fazendo e deixe pra elogiá-lo ou pra fazer carinho nele quando ele estiver com um brinquedinho ou descansando ao seu lado. Claro que o seu filhote não irá aprender da noite para o dia, por isso, é importante que os donos tenham paciência! Afinal, os filhotes são como crianças e precisam ser ensinados de forma positiva e amorosa! Siga os passos e com certeza você verá melhora em pouco tempo! ;) Até o próximo post. :)

Em Destaque:
Publicações Recentes:
Arquivos:
Buscar:
Siga:
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page