top of page

Inverno: Proteja seu pet!


O inverno ainda está aí e por isso, é preciso ter alguns cuidados com o seu pet! Vamos conferir abaixo algumas coisinhas importantes que devemos lembrar nessa época do ano. Em primeiro lugar, lembre-se que todos nós sentimos frio, seja eu, você ou os nossos amigos peludos. Existem algumas raças que possuem uma pelagem espessa como proteção natural ao frio, como o nosso amado Maltês. Caso o seu pet não possua essa enorme pelagem recobrindo seu corpo, ou se ele estiver tosado, ele terá que ficar em lugares quentinhos, protegidos dos ventos e do frio. Alguns animais sentem muito frio, e nesses casos podemos utilizar acessórios como roupinhas e capas para aquecê-los, mas não podemos esquecer de usar o bom-senso nessa hora pois alguns exageros podem causar desconforto aos pets, podendo apresentar dificuldades para se locomover e/ou passar muito calor. Também é importante ficar atento ao local onde o seu amiguinho peludo irá dormir, pois deve ser seco, protegido do vento e do frio. Casinhas e "iglus" ajudam muito nessas horas. Também não podemos esquecer que o frio também vem do chão, então nessa época deixe o local forrado com colchonetes e cobertores. O importante é não deixar que o seu pequeno, passe frio. Doenças comuns: Algumas doenças virais são mais frequentes na época do frio, entre elas, a traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como "gripe dos cães" ou "tosse dos canis". Os sintomas são: tosse seca, apatia, coriza e, às vezes, febre. Ela pode ser prevenida através da vacinação, então não deixe de vacinar o seu cãozinho e se informe sempre com o seu veterinário de confiança! Outro problema que costuma piorar muito no inverno são as doenças articulares. No frio os animais com artroses, artrites, hérnias de disco, calcificações de disco e outras doenças semelhantes devem tomar muito cuidado, pois costumam sentir mais dor. Lembre-se que muitos acidentes ocorrem durante as atividades rotineiras, como os passeios do dia a dia. Podemos diminuir sua incidência mantendo os animais bem agasalhados e aquecidos. Passeios: Os passeios podem ser feitos durante o frio, mas com alguns cuidados básicos. Devemos iniciá-los de forma lenta, como se fosse um aquecimento para a musculatura e articulações, e só depois aumentar o ritmo da caminhada. Tomando este cuidado, diminuímos as chances de contusões. Evite caminhar em horários cujas temperaturas estejam muito baixas. Se sua cidade faz muito frio ao ponto de ter gelo no chão, proteja as patinhas do seu pet ou cancele o passeio, pois o gelo pode causar queimaduras na pele. Banho e Tosa:

Outra dúvida frequente é sobre os serviços de banho e tosa. Vocês podem dar banhos em seus animais no inverno, porém temos que ter cuidados especiais:

- A água tem que estar quentinha e é muito importante que o sequem bem após o banho, pois a umidade, o frio e as correntes de ar podem levar ao aparecimento de problemas de pele e respiratórios. Lembre-se que a pele do maltês é sensível e é importante usar produtos de qualidade e enxaguar bem.

- A frequência dos banhos também deve diminuir. Se seu cão não se suja muito, banhos a cada 20 dias ou até uma vez por mês são válidos. Também podemos optar pelo banho a seco nessa estação, e a utilização de lenços umidecidos.

- É preferivel também deixar a pelagem mais alta, com pelo menos 1cm se tiver que ser tosado. Caso tenha ficado alguma dúvida, procure o seu veterinário de confiança, pois ele é a pessoa mais indicada para avaliar o seu caso e orientá-lo de forma adequada. Espero que tenham gostado! Até o próximo post. ;)

Em Destaque:
Publicações Recentes:
Arquivos:
Buscar:
Siga:
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page