top of page

Maltês Micro? Não caia em furada!


Diariamente recebemos mensagens, e-mails e telefonemas de pessoas interessadas em Maltês Micro/Mini/Micrissimo, e sempre tentamos explicar a verdadeira história atrás dessas denominações. Hoje, vamos esclarecer um pouco mais este assunto. O comércio de cães está cada vez mais concorrido, o que gera apelação por parte de alguns criadores. Sabendo-se que hoje as pessoas procuram por cães cada vez menores, esses "criadores" começaram a comercializar a raça maltês com as denominações de MICRO/MINI/MICRISSIMO, porém, isso NÃO EXISTE! O maltês NÃO tem essas definições, diferente de outras raças que possuem a definição de miniatura ou anão, como o Spitz Alemão (Lulu da pomerânia), por exemplo, no qual encontra-se o termo ANÃO.Mas se esses termos não existem, porque as pessoas procuram por eles? Isso junta-se com compradores leigos no assunto e que querem cães extremamente pequenos, porém, muitos não sabem que isso não existe, e as consequencias que envolvem a compra de filhotes com essas denominações.O cujo criador tem a responsabilidade de informar ao cliente sobre isso, e o comprador de pesquisar bem sobre a raça antes de querer te-la. Para vocês entenderem, isso ocorre não somente com o maltês, mas com outras raças que também não tem esse termo, logo chegam pessoas querendo Yorkshire Mini, Maltês Micro, Pinscher 0, etc

Vamos lá:

  • Não existe Maltês Mini, Micro ou Zero;

  • Não existe Pinscher Micro ou Zero;

  • Não existe Yorkshire Mini, Micro ou Zero;

Como chegam clientes dizendo: "Só quero se for Mini", alguns criadores acabam tendo de seguir esses termos, pois, quando explicamos que não existe, o cliente acha que estamos mentindo por não termos tal filhote. Isso acaba gerando muitos descontentamentos por parte dos clientes e também dos criadores que não se submetem a esses termos que não existem, o que é o caso do Toca do Maltês! É importante deixar claro que essas denominações não são OFICIAIS, portanto, se você comprar um maltês micro, não espere que isto venha escrito no Pedigree do seu filhote, por menor que ele seja. O padrão oficial da raça, publicado pela Confederação Brasileira de Cinofilia, filiada à Federação Cinológica Internacional, estabelece que um maltês adulto deverá ter o peso entre 3 à 4kg, sem estabelecer peso mínimo. Embora não se determine limite mínimo de peso, é notável que exemplares com menos de 1.5kg tem maior tendência a desenvolver uma série de problemas de saúde, a começar pela extrema fragilidade física. Os cães frequentemente apresentam moleira aberta, epilepsia, hidrocefalia e várias caracteristicas de nanismo, como cabeça abobadada e olhos redondos demais. Em geral, é desproporcional.

Além desses fatores, as matrizes (fêmeas) miniaturizadas nem sequer conseguem ter partos normais, requerendo cesarianas. São cães muito abaixo do peso ideal, e que não deveriam procriar pelo próprio bem deles e dos filhotes. Com isso, a tendência é que nasçam filhotes cada vez menores, no qual serão comercializados, e também utilizados para procriação, para que as ninhadas sejam de cães sempre muito abaixo do tamanho padrão. Quem procura por esses exemplares minúsculos é tão responsável pelo problema quanto quem o produz. O comprador precisa ser consciente. Por mais que achem encantador um cãozinho miniaturizado, não devem comprá-lo, pois, do contrário estará contribuindo para que criadores inescrupulosos os continuem produzindo. Além disso, o que muitas vezes acontece é do comprador ter a promessa que o seu filhote ficará extremamente pequeno, e quando cresce, fica do porte padrão. Ou seja, você pagou mais caro acreditando no papo do criador, e ganhou um filhote que tende a ter problemas de saúde, ou que cresceu "demais". É claro que as vezes, mesmo numa criação séria e planejada nasce um filhote ou outro menor do que o ideal, mas estes devem ser afastados da procriação caso suas caracteristicas fujam do padrão da raça, sendo castrados e sempre fazendo acompanhamento com o veterinário para avaliar sua saúde, já que são mais frágeis.

Não acredite em qualquer pessoa que promete tamanho e qualidade. Prometer é fácil, difícil é cumprir. Opte por criadores sérios e por cães dentro do padrão da raça, te garanto que o seu bichinho será mais saudável e não deixará de ser pequeno! Até o próximo post. ;)

Em Destaque:
Publicações Recentes:
Arquivos:
Buscar:
Siga:
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page